quarta-feira, 25 de julho de 2012

Museu do Romântico

Hello people..

Hoje trago-vos um bocadinho de cultura. Uma mulher para além de se saber cuidar tem de ter conhecimentos e inteligencia, caso contrario é só mais um vitima da ignorancia e da vergonha. Uma mulher que gosta de beleza não tem de ser obrigatoriamente futil, concordam comigo? Espero que sim, porque a mim faz-me alguma confusão algumas mulheres que conheço...

Então hoje venho falar do Museu do Romântico da Quinta da Macieirinha, rodeado pela mancha verde dos Jardins do Palácio de Cristal. Voltado para o Rio Douro. Esta era uma casa de recreio de uma família Pinto Bastos, antigos proprietários da Vista Alegre, alta burguesia do Porto do séc. XVIII. Foi nesta casa que se instalou o exilado Rei da Sardenha e Príncipe do Piemonte, Carlos Alberto de Sabóia-Carignano,onde passou os seus últimos dias, vindo a morrer a 28 de Julho de 1849 de tuberculose. Deste monarca foi neta Dona Maria Pia, uma das últimas Rainhas de Portugal.

Estando fora da casa, olhando para a arquitetura não me pareceu nada do estilo Romântico. Demasiada simetria e sem qualquer tipo de revivalismos. mas ao olhar em redor. A vista privilegiada sobre o Douro, o bosque que a rodeia e os jardim do Palácio de Cristal criam realmente um ambiente sublime e esquecemos que estamos no meio da cidade.Ao entrar na casa, aí sim, percebo o motivo de ser conotado como tal. As artes decorativas são extraordinariamente ricas em pormenores, em talha dourada, quadros de paisagens de varias cidades. Tudo trabalhado ao pequeno pormenor. E cheia de revivalismos.

A visita a casa foi guiada sem pagar nada. Também éramos apenas 5 pessoas. A casa está de tal forma isolada que só com alguma exploração conseguimos acha-la. Acede-se ou pela Rua D. Manuel II, ou Rua do Vilar, à Rua de Entre Quintas Só nos mostram parte da casa. a do lado esquerdo. Apesar de eu ter tentado explorar o resto da casa. mas fui apanhada a meio do caminho :,(.
Achei a apresentação suficiente apesar de toda a simpatia e amabilidade. Percebia-se perfeitamente que o guia era novo naquele museu. Porque se eu não tivesse tido 6 anos de História de arte e uma professora extremamente exigente na faculdade continuava sem perceber o porquê de se chamar Museu do Romântico. Faltou uma pequena introdução da época, explicar o motivo da guerra europeia que fez o Rei italiano exilar-se em Portugal. O porque das artes decorativa e algum cuidado nas palavras. Percebi, ainda, que quem visita a casa não costuma ter muita noção do que está a ver, pois consegui surpreender o guia com algumas das minhas observações.


Podemos visitar dois pisos. O primeiro piso tem a sala receber as visitas, a sala de bilhar onde apenas os homens podiam entrar, a sala de jantar, a sala de convicto das mulheres, uma sala das ciências e descobertas onde observamos a coleção de alguns objetos vindos de toda a parte do mundo. E depois temos acesso as escadas local escolhido para um quadro gigantesco do Rei tendo como plano de fundo a cidade do Porto, um presente do Rei a família. No segundo piso podemos visitar a capela. O quarto de vestir do Rei (nunca vi tanto objecto para fazer a barba e pentear o bigode). O quarto do rei. A sala onde o rei recebia as suas visitas. a sala das reuniões, e o são de baile (LINDO!!). O quarto das mulheres, E por fim o quarto das crianças.. Cada sala tem um nome especifico,mas como não me lembro expliquei a sua função.  Maior parte das peças de mobiliário e decoração são originais e trazidas pelo Rei. Podem imaginar a riqueza e a ostentação. O que nos ajuda a entrar no espirito da época é a música de fundo. Violinos e as suas composições.





 Fez-me alguma impressão o facto de as pessoas não tomarem banho  terem um penico no armário... Mas as fragrâncias eram bastante agradáveis. Temos amostras dos perfumes da época.

No salão de baile costumam recriar recitais. O que me interessou bastante, A ambiência da casa é extraordinária! Adorei conhecer este museu. Espero que tenham achado interessante e tenha despertado algum bichinho explorador da vossa parte.




Espero que tannham gostado.
Ah! é verdade..Entrada gratuita ;)


See ya!!
Luna

3 comentários:

  1. Ainda à coisa de 2 semanas fui aí passear e adorei. Não entrei no Museu por acaso (nem sei se se paga), mas tenho sempre enorme curiosidade em coisas históricas :)

    ResponderExcluir
  2. Conversa Afiada:
    Olha, se voltares lá aproveita e entra. Vais adorar, parece que entras mesmo da época. Toda a ambiência ajuda. E não, não se aga nada. Obrigada por me lembrares disso, tinha-me esquecido de referir ;)
    Biju*

    ResponderExcluir
  3. achei o passeio interessante... quem sabe um dia eu vá a Portugal e tenha a felicidade de fazer passeios como este!!! =) Kisses

    ResponderExcluir

Hello. Todos os comentários feitos por vocês vão ser respondidos aqui.