quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Review Filme: 12 years a Slave


Então, como vocês têm passado?
Faz muito tempo que não vos digo nada, então decidi dar sinal vida e falar-vos de algo que me tocou logo no inicio deste ano. Cinema!
É verdade... sou uma cinefilia assumida... Estou sempre em busca de novos filmes, sempre que posso vou ao fantaspoto ou ao Indi... Enfim..estão a ver a coisa..
E na semana passada assisti ao filme 12 years a Slave
Confesso que inicialmente vi o filme porque entra  a minha paixão platónica Michael Fassbender.
Acabei o filme vidrada e adorar o ator principal Chiwetel Ejiofor.



A Historia:
É um drama épico baseado no livro autobiográfico de Solomon Northup,
Um musico, negro, nascido livre em Nova Iorque que acaba por ser sequestrado e vendido como uma Born -slave. Trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação.




A minha opinião.
O elenco é bastante rico. atores de grande renome como  Michael Fassbender,
Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbat, Brad Pitt ou revelações como Lupita Nyong'o.
A historia é bastante comovente e a contrução do filmes tem a capacidade de no envolver cada vez mais.
Com grandes planos, e até alguma inovação no enquadramento das imagens, sendo, até, um pouco originais. Um bom jogo de luzes e sombras, claro. E fotografia brutal.
Mas o que nos prende é a brilhante interpretação de  Chiwetel Ejiofor que faz de Solomon. Todo o sentimento de desespero, frustração ele consegue passar apenas com um grande plano, sem chorar, sem expressar verbalmente..tudo com os olhos, expressão corporal... Brilhante simplesmente divinal!!
Normalmente como tenho um sentido analítico e critico a ver filmes não me consigo envolver, sentir empatia com as personagens... Mas com a sua interpretação... eu sentia o mesmo que ele... e pela primeira vez chorei a ver um filme..O que nunca me acontece porque consigo distanciar-me.
Este ator merece um Óscar, só por isso.
Aconselho vivamente assistirem este filme. É uma grande aposta. Apenas aviso que pode mexer com emocões muito fortes (frustração, raiva injustiça...pior de todos impotência..).. Eu acabei de ver o filme e chorei uma meia hora... até conseguir libertar todos os sentimentos que me fui identificando...E controlar-me, claro.


Bom espero que gostem da sugestão... e digam-me de vossa justiça.

See ya!

Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello. Todos os comentários feitos por vocês vão ser respondidos aqui.